top of page

Carolina Pacini é uma artista e designer argentina que vive no Rio de Janeiro há 14 anos.
Sua especialidade é a cerâmica estampada, caracterizada por cores vibrantes e padrões únicos. Estudou Artes Visuais no IUNA e Design Gráfico Artístico Digital na Escola Da Vinci de Buenos Aires. Seu trabalho, sempre em constante evolução, mistura cerâmica, arte digital e a exploração de cores intensas.

Ao longo de sua carreira, teve a oportunidade de pesquisar matérias-primas em busca de novas cores em diversos países, como México, Inglaterra, França, Dinamarca e Índia. Em seu próprio ateliê, cria tintas para pintar cerâmica sob sua marca de engobes, e está sempre em busca de novos materiais e técnicas que enriqueçam suas obras. Carolina tem uma paixão especial por trabalhar com cores em grande formato, seja em cerâmica, em acrílicos e pigmentos naturais, ou em seus murais de azulejos.

Através de seu trabalho, Carolina descobriu como a cerâmica e a pintura podem convergir, e adora aplicar suas descobertas de cores e materiais coloridos tanto em superfícies cerâmicas quanto em pinturas. Sua paixão pelo uso das cores permeia todos os seus projetos, criando uma constante interação entre diferentes formas de expressão artística.

Ela ministrou workshops no México, Brasil e Argentina, e tem sua própria marca de objetos utilitários, @irisarco.ceramica. 

Em 2017, criou uma série de 7 mapas serigráficos no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, o que a levou a realizar uma residência artística em Guldagergaard, um dos centros mais importantes do mundo para pesquisa em cerâmica, localizado na Dinamarca.

Além disso, desenvolveu painéis táteis para pessoas cegas, com o objetivo de tornar a arte mais acessível. Em 2024, apresentou seu trabalho no Museu Casa Benjamin Constant, explorando a relação entre o tato e a percepção sensorial. Também realizou vários cursos de especialização em pintura no Parque Lage, no Rio de Janeiro.

por carolina pacini

bottom of page